Trabalhar com um notebook em locais abertos normalmente deixa seu dono refém da autonomia da bateria. Esse não é o caso do SOL, apresentado pela canadense WeWi, que possui uma placa para recarregamento solar acoplada à tampa do novo modelo.
inda não foram divulgados detalhes sobre as especificações técnicas. Contudo, de acordo com a companhia, a bateria do aparelho tem autonomia de até 10 horas e, debaixo de um sol forte, pode ser recarregada em apenas duas horas. Também já se sabe que rodará o sistema operacional Ubuntu sobre um processador Intel, conexão Wi-Fi, tela com resolução HD (720p) e a opção de um módulo de conexão à Internet via satélite.
De acordo com a empresa desenvolvedora, o SOL foi criado para ser usado, principalmente, em países em desenvolvimento, onde a energia elétrica é escassa ou inexistente. O primeiro país a receber modelos do aparelho será Gana, na Africa.
Quando chegar ao mercado, terá o preço de 300 dólares. Apesar de não ser um valor largamente acessível – principalmente quando se coloca no contexto de países subdesenvolvidos – o notebook poderá auxiliar o trabalho de entidades humanitárias e serviços voluntários de saúde, por exemplo.
0 comentários:
Postar um comentário