quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fonte de alimentação

As placas, drives e todos os sistemas do computador são feitos de delicadas peças que exigem uma quantidade adequada de energia. E só uma fonte de qualidade consegue enviar essa energia de forma correta para cada peça. Entenda neste artigo para que serve uma fonte de alimentação e como escolher uma para seu computador.
Processador, Memória, HD e Placa-Mãe. Esses quatro componentes costumam dominar a cabeça de quem está escolhendo ou montando um computador. Um erro muito comum dos usuários, contudo, é se esquecer das peças tão importantes para o desempenho do computador quanto para sua vida útil. Isto é, as fontes de Alimentação ou PSU.
Quando essa energia oscila, podem ocorrer problemas no desempenho e até a perda de algum componente do computador. Numa analogia com o corpo humano onde a CPU é o cérebro e a placa mãe é o sistema nervoso central, a fonte de energia é como o sistema digestivo.
Imagine que você precise praticar exercícios por um período de aproximadamente umas três horas. Se você tem uma alimentação de qualidade e em uma quantidade adequada, você consegue se exercitar sem problemas. No entanto, se você não está recebendo a quantidade adequada de vitaminas e minerais, seu desempenho será consideravelmente menor.
No computador, a alimentação não precisa ser definida pelo usuário: basta jogar 110v ou 220v na fonte, pois ela é a responsável por digerir essa energia e passar a corrente para os componentes do computador. Se a fonte não for eficiente, ela poderá passar menos energia e esquentar demais o PC, fazendo com que haja mais esforço dos coolers, redução do desempenho do processador e da placa de vídeo, bem como uma possível queima desses componentes.

0 comentários:

Postar um comentário